terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Projeto Pente Fyno: samba rock e swing direto do Sul

Galera, vale conhecer a trajetória dessa turma. O Projeto Pente Fyno surgiu da necessidade de resgatar a influência dos músicos da região sul do país. Confere aí o texto extraído do site deles:

É como está escrito no dicionário: PROJETO: É um conjunto de ações contínuas e interligadas, voltada para um objetivo de caráter educativo, social, cultural, cientifico e tecnológico... PENTE FINO: filtrar – isso mesmo, a idéia é essa. O projeto Pentefyno iniciou com esta finalidade, na realidade, PROJETO é somente uma maneira de trabalhar diferente, não somente como grupo ou banda, mas sim como uma proposta inovadora. Esta idéia começou assim:



Após ter ficado um tempo fora do mercado musical, Mauricio Ribeiro foi ao show que o Clube do Balanço fez no Bar Opinião em Porto Alegre. Foi um momento impar, pois o que viu naquele show foi algo que não tinha visto, uma apresentação fantástica.

Mas teve algo que lhe chamou muito a atenção: O repertório era de músicas antigas onde a maioria delas eram de compositores e músicos gaúchos. Ele disse: “Algo está errado, essas músicas são tradicionais aqui no sul”. Viu então que existia a necessidade de mercado de resgatar esse estilo tão maravilhoso, mas ao mesmo tempo tão esquecido aqui no sul, terra do "swing" como é chamado. Tá, mas é swing ou samba rock? Os dois nomes se confundem, mas são a mesma coisa.

Manteve contato com o Marcio Drummer que era baterista do projeto e disse: "Marcio, foi no show do clube ontem no opinião, meu os caras quebraram tudo, muito bom. Achei um maior barato eles tocarem músicas do Bedeu, do Luiz Vagner e outros gaúchos, mas o que me chamou atenção foi que, como vai ficar as festas depois que o clube for embora, temos poucos grupos e locais aqui com esta finalidade de trabalho e poucos estão trabalhando na sua essência de criação".

Conversaram então com Alexandre, vocalista do projeto, e fizeram a proposta a ele para iniciar o trabalho. Mauricio teve a idéia então de manter contato com Mattoli, vocalista do clube para apresentar o projeto, pois ele foi o responsável pelo renascimento do samba rock em São Paulo. A intenção era de fazer uma ponte deste trabalho que deu certo lá, com o trabalho que estava sendo reerguido. Em Março de 2007 o Projeto Pente Fyno abriu o show do Clube do Balanço no Bar Opinião e foi fantástico.



Ouviram elogios de músicos que possuem uma carreira sólida na MPB, entre eles Fred Prince, um dos maiores percussionistas da história. "Escutar do Fred: Meu, o balanço de vocês é fantástico, isso não escuta-se mais em São Paulo e no Rio de Janeiro há tempo, vocês tem que fazer um som por lá, é maravilhoso", disse Mauricio. Após essa oportunidade, sim firmou a parceria. Começou então a segunda fase do projeto que é elaborar um documentário sobre a história dos criadores do samba-rock, Luiz Vagner, Bedeu, Pau Brasil, Bebeto, Originais do Samba, Trio Mocotó e Jorge Bem.

"Vai ser um trabalho de grande valia para o segmento aqui no sul do pais, pois grande parte de músicos, grande público e mídia, não tem o conhecimento da participação desses músicos na criação desse estilo musical. Essa é a nossa missão, trazer ao conhecimento de todos a história" (Mauricio). Os outros participantes surgiram ao natural, como todo o grupo que inicia, quer dizer, são todos músicos com experiências em outros trabalhos do segmento. Joca Ribeiro(trompete) é irmão do Mauricio, Jaderson (trombone) foi convidado por Joca para participar do projeto, Marcos Telles(contrabaixo) é irmão do Leleco Telles(grupo Pau Brasil), Karine Bombom nas percussões. Venha fazer parte desse Projeto e ajudar contar a história do swing, samba rock.

Saiba mais em:
http://www.projetopentefyno.com.br/
www.myspace.com/projetopentefyno

Samba rock, samba-rock, sambarroque, sambalanço, swing e balanço é só para quem tem
o Samba Rock Na Veia.

2 Comentários:

claudinha pires disse...

Oie... Aachei vcs o máximo. Já tinha ouvido falar da banda, mas não tinha tido o prazer de assistí-los. Adoreeeei!!! virei fã! abraços mil...

Nego Júnior disse...

Valeu Claudinha, volte sempre aqui pra ver coisas da banda e outras do samba rock!

Postar um comentário

ESCUTE!!! Na Onda do Samba Rock

ESCUTE!!! Arquivo do Samba Rock

ESCUTE!!! - Bacia Samba Rock

  ©Template by Dicas Blogger | Design by Calixto Júnior

Topo