segunda-feira, 28 de julho de 2008

Green Express - Na cadência do samba rock - Parte 1


Estamos em 1958. Mais precisamente, numa casa nos Campos Elíseos, de número 220. No toca-discos à válvula --ainda não se usa o transistor--, rolam vinis de Ray Charles, Brenda Lee, Chubby Checker, Golden Boys, Jorge --muito antes de se tornar Benjor--, Sivuca, Originais do Samba e vários outros artistas de jazz, blues, r&b, foxtrote, mambo, bossa nova e partido alto. A festa black já está armada --e o recém-formado Clube 220 seguiria promovendo festas "mais baratas que as dos brancos", com ritmos que instigam a galera a se mexer e inventar uma dança: o samba-rock.

Quem conta a história é o DJ Tony Hits, um dos principais divulgadores do movimento samba-rock desde sua primeira festa black, em 1968. "A mistura de ritmos me encantou. Depois disso, nunca mais saí.” Ele explica que nos anos 70 a "balada" era muito bem dividida entre "baile branco" e "baile black". A segunda, além de misturar culturas e tendências, era marcada pela maneira de "dançarrock and roll em cima de ritmos diferentes, como o samba --o que originou a dança, rotulada de samba-rock".

A partir de 1975, o cenário foi mudando: "James Brown ficou conhecido e, com suas músicas, que eram mais pop, veio um modo diferente de dançar, de se vestir, enfim, de se comportar”, lembra Tony. Ter cabelo black power, usar camisa aberta com colares e calça boca-de-sino faziam parte dessa nova moda. “Foi criada uma nova tendência dentro do mesmo movimento. Todo mundo queria ser assim. Alguns arriscaram e ficaram para trás, como eu”, diz o DJ. Ficar para trás, nesse caso, não significa ficar parado, mas continuar seguindo a linha mais “raízes”. “Outras equipes promotoras de festas também continuaram no mesmo caminho, como Musicália, Mistura Fina, Os Carlos, Sideral e Gallotte”, conta Tony.

Fonte: Sampacentro do Portal Terra

Ótimas trançadas...

2 Comentários:

Anônimo disse...

Bo Bom dia só um pedido !!
Mudar o nome da campeã do concurso de samba rock 2007 pois não é Elen e sim Erika, eu quem dancei com o Rogerio e é meu nome que tem q estar lá .
Por enquanto eh só isso.

Nego Júnior disse...

Tá certo, mas em qual post você viu isso?
Certamente a fonte também está errada mesmo assim faço a correção.

Me retorna

Postar um comentário

ESCUTE!!! Na Onda do Samba Rock

ESCUTE!!! Arquivo do Samba Rock

ESCUTE!!! - Bacia Samba Rock

  ©Template by Dicas Blogger | Design by Calixto Júnior

Topo