quinta-feira, 10 de abril de 2008

Virada Cultural versão Samba Rock



Virada Cultural é a cara de São Paulo

A Virada Cultural é um evento inspirado nas noites brancas européias, em que museus de cidades como Roma, Bruxelas, Madri e Paris permanecem abertos por toda a madrugada. Em São Paulo, a idéia de espalhar cultura pela metrópole durante 24 horas ininterruptas ganhou ares de uma grande festa e vem ocupando cada vez mais espaço na capital.

Desde sua primeira edição, em 2005, a Virada Cultural cresceu sensivelmente, tanto em número de palcos e espetáculos como pela adesão do público. Em 2007, foram mais de 350 atrações vistas por aproximadamente 3 milhões de pessoas, mostrando que o paulistano já incorporou o evento à sua agenda.

Mas nem só de paulistanos se faz a Virada Cultural. O evento ganhou proporções que transpõem os limites da cidade. Na edição 2007, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil visitantes para o evento, o que representou uma arrecadação de cerca de R$ 45 milhões para a capital paulista. À pluralidade de que normalmente é feita a cultura de São Paulo, somam-se, portanto, novos sotaques e cores.

Além dos palcos e apresentações fixas, também já é tradição na Virada Cultural as aparições de artistas circenses, espetáculos de rua, instalações e experiências visuais que surgem no meio da multidão, em intervenções artísticas que aproximam o público da arte, criando um clima de integração e harmonia entre artistas e espectadores.

Todos esses elementos somados - público, artistas e espetáculos - fazem do evento uma legítima expressão do gosto pela cultura e da diversidade tão característicos da cidade.

Em todas as edições, a Prefeitura da Cidade de São Paulo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, SESC-SP, Secretaria Municipal de Educação e São Paulo Turismo.

Separei algumas atrações, dentro das várias da Virada Cultural (confira a programação completa no site), relacionadas ao samba rock. Algumas não são genuinamente samba rock, mas consta no repertório dessas atrações o ritmo, então é esperar a hora certa para trançar os braços e se acabar evento adentro.

Segue a programação:

26/04 - 18H00
Pista das Casas (Rua Quintino Bocaiúva) - Grazie a Dio! Bocato live jazz

26/04 - 20H00
SESC IPIRANGA - Sandália de Prata

26/04 - 22H00
SESC IPIRANGA - Fernanda Porto e Banda

26/04 - 23H00
SESC SANTANA - Discotecagem Black Balanço - DJ Max De Castro

27/04 - 00H00
SESC SANTANA - Discotecagem Black Balanço - DJ Ully Costa

27/04 - 01H00
SESC SANTANA - Discotecagem Black Balanço - DJ Matóli (OBS.: 01H40)

27/04 - 03H00
Baile Chique (Praça Cível Ulysses Guimarães (Parque D. Pedro)) - Tony Hits

27/04 - 05H00
Baile Chique (Praça Cível Ulysses Guimarães (Parque D. Pedro)) - Chic Show

27/04 - 08H00
Baile Chique (Praça Cível Ulysses Guimarães (Parque D. Pedro)) - Z’África Brasil

27/04 - 09H00
Baile Chique (Praça Cível Ulysses Guimarães (Parque D. Pedro)) - Xis

27/04 - 11H00
Baile Chique (Praça Cível Ulysses Guimarães (Parque D. Pedro)) - Rappin’ Hood e Sinfonieta

27/04 - 12H00
Palco São João - Marcelo D2

27/04 - 13H00
Baile Chique (Praça Cível Ulysses Guimarães (Parque D. Pedro)) - Thaíde

27/04 - 17H00
Baile do Arouche - Wilson Simoninha - Alegria Alegria vol.2 de Wilson Simonal (1967)

27/04 - 18H00
Teatro Municipal - Jair Rodrigues, Fabiana Cozza & Zimbo Trio - O Fino da Bossa (1964)
Palco São João - Jorge Ben Jor

Mais detalhes dos locais citados acima:

Pista das Casas
Local: Rua Quintino Bocaiúva
Um time das principais casas noturnas de São Paulo convida os seus melhores residentes para performance na Pista Noite Viva. Completam a programação Live PA’s com a participação de músicos como Bocato e Guga Stroeter.

SESC Ipiranga
Local: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga - São Paulo - SP
Telefone: 11 3340-2000 - e-mail: email@ipiranga.sescsp.org.br

SESC Santanta
Local: Avenida Luiz Dumont Vilares, 579 - Santana - São Paulo - SP
Telefone: 11 2971-8700 - e-mail: email@santana.sescsp.org.br

Baile Chique
Em constante circulação pelo centro da cidade de São Paulo no início da década de 80, os precursores do Hip-Hop paulista seguiam em busca de um local em que pudessem estabelecer um ponto de encontro definitivo. Nosso grande baile começa com os protagonistas deste reencontro.

A festa terá início às 18h com a História do Tempo Bom, quando o som fica por conta da velha-guarda: João Break e L.Zee, Nelson Triunfo, Ninja e MC Jack, Thaíde, Back Spin, Mike e Pepeu, Hélio Branco, Luna, Eletric Boogie, DJ Hum, De Repente, Face Negra, Região Abissal, Código 13, Frank Bruno, e todos os personagens das primeiras turmas do Largo São Bento e da Rua 24 de Maio. Mais que uma simples festa, uma autêntica celebração do movimento onde os personagens que escreveram sua história pela cidade estarão presentes. No palco, o centro da Paulicéia recebe a velha-guarda do hip-hop de São Paulo.

A partir da meia-noite, outras lendas vão tocar por toda a madrugada, transformando o Parque Dom Pedro em um autêntico baile dos anos 80. Nomes como Bebeto, Skowa e a Máfia, Musicaliando e Banda Black Rio vão chacoalhar o público. Ao amanhecer é a vez de Xis, Rappin’Hood, Z’África, Thaíde, Motirô e Mamelo prepararem o público para a recepção do lendário Afrika Bambaataa e a celebração da Zulu Nation Brasil.

Palco São João
Local: Av. São João com Rua Aurora
O principal palco do evento foi deslocado e funcionará ao lado da Praça Júlio de Mesquita, também no Centro. Este ano, passa pelo palco uma
combinação eclética de ritmos, idades, climas e tribos. A abertura ficará a cargo da
cabo-verdiana Cesaria Evora. Diversos grandes nomes da música também marcam presença.

Baile do Arouche
Local: Largo do Arouche
O público pode se preparar para uma seqüência de shows incríveis em um dos palcos mais interessantes de 2008. Nelson Ned, o legendário Roberto Luna, Laffayete e Os Tremendões, são alguns dos nomes que vão se apresentar no Largo do Arouche, revivendo grandes momentos da boêmia paulistana. Alguns discos clássicos serão também aqui executados na íntegra, como o primeiro de Maria Alcina ou Alegria Alegria vol. 2 ou Quem Não Tem Swing Morre com a Boca Cheia de Formiga, de Wilson Simonal, interpretado por seu filho. Quem passar pela região a qualquer hora do dia ou da noite durante a Virada Cultural, vai poder curtir a nostalgia em grande estilo.

Teatro Municipal
Local:
Praça Ramos de Azevedo
Na Virada Cultural de 2008, a exemplo do que ocorreu no ano passado, o Teatro Municipal de São Paulo abre suas portas para receber artistas de primeira linha da música popular tais como: Luiz Melodia, Zimbo Trio ao lado de Fabiana Cozza e Jair Rodrigues. Os músicos executam seus álbuns mais significativos, faixa a faixa.

Dica Especial - 24h de samba!
Boteco de Bambas - Samba de Mesa 24h
Local:
Largo Santa Efigênia
Inspiração de um dos maiores clássicos de Adoniran Barbosa, o Viaduto Santa Efigênia se torna o reduto do samba na Virada Cultural 2008. As comunidades de samba de São Paulo recebem seus convidados para uma roda de bambas que vai durar 24 horas, sem interrupções, num palco especialmente desenhado para a ocasião. Ambientado no clima descontraído de um botequim, os sambistas do morro e do asfalto se encontram para uma apresentação inesquecível.

É isso galera. Eu estarei lá, então espero vocês.

Ótimas trançadas...

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

ESCUTE!!! Na Onda do Samba Rock

ESCUTE!!! Arquivo do Samba Rock

ESCUTE!!! - Bacia Samba Rock

  ©Template by Dicas Blogger | Design by Calixto Júnior

Topo