O Samba Rock segundo o Professor Moskito
Professor Moskito
O samba rock pode ser considerado uma fusão do samba com ritmos americanos, como o bebop, o jazz e o soul. A expressão samba rock apareceu no final dos anos 60 para designar essa mistura do samba brasileiro com a harmonia americana do blues, o pai do rock. Em 1958 Jackson do Pandeiro na sua canção Chiclete com Banana usou o termo samba rock. Na década de 70, existiam várias expressões para designar o ritmo: samba jazz, sambalanço etc. Na época da Jovem Guarda, Erasmo Carlos, sofrendo o preconceito por parte dos defensores da MPB, pedia que a juventude da guitarra, além do iê-iê-iê abrisse os ouvidos ao samba, à nossa música.
O ritmo atingiu o auge nas décadas de 70 e 80, nos bailes black da periferia, ao som de Jorge Ben. Em 1970, Jorge Ben se une ao Trio Mocotó, lançando Muita Zorra, LP com hits do samba rock e 2 músicas de Roberto e Erasmo Carlos (Coqueiro Verde e O Sorriso de Narinha). Por causa da mistura entre a nossa música e a norte americana, pregada pelo movimento, este sofria muito preconceito.
O samba rock foi se fortalecendo na camada social mais baixa, dos negros da periferia, que rodopiavam majestosamente nos bailes. Atingiu sua maior força com os compositores Bebeto, Bedeu e Luís Vagner, que podem ser considerados os verdadeiros representantes dessa música. São Paulo sempre foi o maior representante desse ritmo, porém este apareceu em menor escala também no Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Outros compositores contribuíram para que o ritmo permanecesse vivo até hoje, entre eles Carlos Dafé, Marku Ribas, Itamar Assunção e Branca di Neve.
O samba rock como forma de dança sofreu influências do rockabilly dos anos 50 e 60, só que com movimentos mais suaves, sem passos aéreos, porém com muitos giros, tanto do cavalheiro quanto da dama. O samba rock, nesta reedição do movimento, está deixando seu caráter de música e dança de periferia e atingindo um público cada vez maior, chegando aos salões da moda.
Texto espelhado do site http://www.andreiudiloff.com.br/ fornecido por Inácio Loiola de Souza Júnior – Moskito
Ótimas trançadas...
7 Comentários:
QUAL MUSICA DO CARLOS DAFÉ E SAMBA-ROCK ????
É RITMO OU DANÇA ?????
Itamar Assunção ????
Qual e o samba rock dele ???
sei que musica nego dito e dele
mas cantada por ele não e samba rock
Em 1970, Jorge Ben se une ao Trio Mocotó heheheheheheh.......
Foi em 1969
hehehe
Existem várias fontes e histórias sobre a origem do ritmo. Tenho em mãos um trabalho de aproximadamente 68 páginas que estou vendo com seu autor a possibilidade de publicá-lo aqui no blog. Garanto que será muito esclarecedor. É uma obra-prima!
Valeu pelos comentários...
Que bom,agora se for igual a estas que tão por ai e por aqui deixa quieto cara que e historia pra boi dormir coisa de quem se quer passou perto deste tempo
cara sou novo na net e achei muito complicado esse troço de comentario por isso não assino
Alemão
ha esse negocio de baile de preto e de branco separado tbm não exitia
o racismo sim mas pouca coisa pra pior
e não se tinha tempo pra isso
gradecido
Porque então não conta a sua história pra galera? Este blog existe para isso!
A pegada aqui é compartilhar informação para benefício de quem curte o ritmo. Você não pensa assim?
Manda sua história para srnaveia@gmail.com que publico.
Vamos esperar. Grande abraço!
opa justiça seja feita
a historia la no parceiro de voces
na onda do sambarock tem tudo a ver
cara viagei lendo a historia tanto que sempre to la lendo ela dinovo
agora a contar minha historia!!!!
chiiii não sei não deixa eu me familiarizar com esse troço de internet
gradecido
alemão
Postar um comentário